sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Boas Festas


Feliz Ano Novo


Boas Festas

Feliz Natal


Postal de Natal


Boas Festas


O temporal


Vieram as marés vivas, ventanias, chuvas, temporais. As marés altas varriam a praia e subiam até à duna. Certa noite, as ondas gritara tanto, uivaram tanto, bateram e quebraram-se com tanto força na praia que, o seu quarto caiado da casa branca, o rapazinho esteve até altas horas sem dormir. As portadas das janelas batiam. As madeiras do chão estala-vão omo madeiras de mastros. Mastros. Parecia que as ondas iam cercar a casa e que o mar ia devorar o mundo. E o rapazinho pensava que, lá fora, na escuridão da noite, se travava uma imensa batalha em que o mar, o céu e o vento se combatiam. Mas, por fim, cansado de escutar, adormeceu embalado pelo temporal.

 Rodrigo Machado

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Canção da Mentira


A Gioconda


A carangueja e a macaca

Num dia de calor ao nascer do sol, uma carangueja prepara-se para ir pescar, pelo caminho encontra uma macaca meio desmaiada e a carangueja disse:
- Ei, tu acorda, estás morta?! – Perguntou a carangueja – responde! 
Ainda meio desmaiada a macaca respondeu: 
- A corrente trouxe-me até cá!- disse a macaca. 
- Vieste de onde?- perguntou a carangueja. 
- Vim da macacolândia, de onde achas que vêem os macacos? 
- És uma macaca?!-disse a carangueja-pareces um farrapo… 
-Isso foi porque eu me joguei ao mar, estava farto de aturar aquela ilha, decidi vir para onde a corrente me
levasse… exclamou a macaca . 
-Não valia a pena atirares-te era só apanhares o barco e ires para onde quiseres. 
- Mas eu não gosto de andar de barco, enjoo!-exclamou a macaca. 
-Então ias de avião! 
-Tenho pavor às alturas. 
Depois a carangueja toda irritada foi então pescar e a macaca foi apanhar madeira para fazer uma fogueira, para assar o almoço, a carangueja voltou com meia dúzia de amêijoas e pôs nas mãos da macaca, e a macaca perguntou: 
- Para que é que eu quero isto? 
- Vou-te explicar, metes as mãos em cima da fogueira até as ameijoas abrirem e depois é só comer! 
- Mas assim eu queimo as mãos!! 
-Não queimas não! 
-Ai não, não sabia. 
Como a macaca não se queria queimar atirou-se ao mar e voltou para a sua terra e lá viveu durante anos e anos até morrer. 

Ana Correia
Daniela Valente 




Os Números do menino guloso


Casamento


O elefante e a gaivota


Era uma vez uma gaivota que tinha roubado um belo almoço ao elefante.
Segurando – o, bem apertado no bico, levou o almoço para poder come-lo descansado.
O elefante disse:
-Então o almoço é meu!
E a gaivota respondeu:
- Eu tenho muita fome…
O elefante perguntou ah gaivota se queria almoçar com ele, e a gaivota respondeu que não.
E ela foi ter com os filhos no ninho perto do mar.
A gaivota partilhou a comida com os seus filhos. Quando a gaivota estava a dar de comer aos seus filhos ela estava pensando naquilo que o elefante disse: “para almoçar com ele”
Ela mudou de ideia, ela e os seus filhos foram ter com o elefante.
Quando ela e os seus filhos chegaram á floresta, onde estava o elefante dormindo a gaivota entusiasmada. O elefante acordou e disse:
- O que queres de mim?
-Quero almoçar contigo! Disse a gaivota
-Sim pode ser! Disse o elefante ´
-mas eu pensava que não querias almoçar comigo. Exclamou o elefante.
- Mudei de ideias, eu também estava sozinha com os meus filhos. Disse a gaivota.
A gaivota e o elefante desde ai começaram a fazer amizade um com o outro!

Moral da história: devemos partilhar os nossos bens com os que necessitam.

Sara Martins
Letícia Morais



A vaca e o boi


Era uma vez, uma vaca chamada Gorducha, e um boi chamado Boiola. A vaca num dia de intenso calor vai pastar para um prado perto da quinta onde morava, logo depois aparece um boi e diz-lhe que aquele prado era dele e que ela não podia estar ali e começou uma discussão.
-O prado não é de ninguém, os animais vêm cá pastar e depois vão para casa.- diz a vaca 
Olha sua vaca gorda o meu dono comprou este prado e nunca te vi aqui, por tanto não sei porque estás a falar.- responde-lhe o boi
-E como é que sei que isso e verdade?- pergunta a vaca  
E a discussão continua,passados 10 minutos vão para casa.
No dia seguinte vão de novo para o prado e a vaca diz:
-Olha para nós não estarmos sempre a discutir podemos partilhar este lugar não achas!
-Eu não gosto de partilhar mas essa ideia é boa.- responde o boi
-Assim já resolvemos os nossos problemas.- diz-lhe a vaca  
-Olha vamos partilhar este prado mas eu fico com a parte maior e tu com a mais pequena.- exclama o boi 
-Ok.- responde-lhe a vaca.
E ficaram amigos para sempre.

Moral da história: Devemos sempre partilhar mesmo não sendo amigos.

Ricardo Duarte
Mário Boshnakov



Homem de vitruvio




Homem Vitruviano- é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções. 
O desenho actualmente faz parte da colecção/coleção da Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália. 
Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel. 
- Um palmo é o comprimento de quatro dedos; 
- Um pé é o comprimento de quatro palmos; 
- Um côvado é o comprimento de seis palmos; 
- Um passo são quatro côvados; 
- A altura de um homem é quatro côvados; 
- Ser aplicado para medir o fluxo de ar; 
- O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura; 
- A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem; 
- A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem; 
- A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem; 
- O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem; 
- A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem; 
- A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem; 
- A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem;
- O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem;
- A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto; 
- A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto; 
- O comprimento da orelha é um terço do da face. 
- O comprimento do pé é um sexto da altura
Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Gioconda

Mona Lisa  também conhecida como A Gioconda  ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Se observarem com calma verá que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino.

 in
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa

João Matias
Ricardo Duarte
Rodrigo Machado

Leonardo da vinci

Leonardo nasceu a 15 de Abril de 1452 e faleceu a 2 de Maio de 1519 (67 anos), na pequena cidade de Vinci, perto de Florença, centro intelectual e científico da Itália. O seu talento artístico cedo se revelou, mostrando excepcional habilidade na geometria, na música e na expressão artística. Reconhecendo estas suas capacidades, o seu pai, Ser Piero da Vinci, mostrou os desenhos do filho a Andrea del Verrocchio. O grande mestre da renascença ficou encantado com o talento de Leonardo e tornou-o seu aprendiz. Em 1472, com apenas vinte anos, Leonardo associa-se ao núcleo de pintores de Florença. 
Não se sabe muito mais acerca da educação e formação do artista, no entanto, muitos autores afirmam que o seu conhecimento não provém de fontes tradicionais, mas sim da observação pessoal e da aplicação prática das suas ideias. 
Pintor, escultor, arquitecto e engenheiro, Leonardo da Vinci foi o talento mais versátil da Itália do Renascimento. Os seus desenhos, combinando uma precisão científica com um grande poder imaginativo, reflectem a enorme vastidão dos seus interesses, que iam desde a biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemática.
Durante o apogeu do renascimento, Da Vinci, enquanto anatomista, preocupou-se com os sistemas internos do corpo humano, e enquanto artista interessou-se pelos detalhes externos da forma humana, estudando exaustivamente as suas proporções. 




Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais


Dragão Voador

Este pequeno lagarto, nativo das florestas húmidas do sudoeste asiático, é conhecido como dragão voador, tendo como nome científico Draco volans. Não é propriamente um animal aterrador, mas partilha um dos atributos dos dragões das lendas. Não, infelizmente não deita fogo pela boca, mas tal como o nome indica este animal é capaz de voar. Não se deixem enganar pela ausência de asas. O dragão voador tem de facto duas patas da frente perfeitamente normais para um lagarto, só que não é ai que residem as capacidades aerodinâmicas desta criatura.
Tem cerca de 15.5 centímetros de comprimento total.




Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais

Bullying

 
 
 
 
Bullying  é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.
 
in
 
João  Matias
Ricardo Duarte
Rodrigo Machado

Bullying

O bullying pode ser dividido em dois tipos: o bullying direto, a forma mais comum entre agressores masculinos; e o bullying indireto, forma mais comum entre as mulheres e crianças, sendo sua característica o isolamento social da vítima obtido por espalhar comentários, recusa em se socializar com a vítima, intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima, criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos como etnia e religião. Além desses meios utilizados pelo agressor, outros também são considerados como agressões como insultar a vítima, ataques físicos, danificar pertences e expressões ameaçadoras.


Uma pesquisa realizada em 2010 com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares revelou que os alunos de 6º e 7º anos são os mais atingidos pelas humilhações do bullying. Desses, 17% estão envolvidos de alguma forma sendo os agressores, ou agredidos, ou os dois. A partir de e-mails ofensivos e difamação em sites de relacionamento como orkut e twitter, o uso de tecnologias de informação e comunicação estão se tornando a forma mais comum de bullying chamado de cyberbullying.






Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Regras de Comportamento


Regras de Comportamento
 
1. Os alunos entram na sala de aula ordeiramente e dirige-se
para os seus lugares sem encontrões;
2. Os alunos retiram-se da sala ordenadamente e sem fazer
barulho;
3. Os alunos sentam-se segundo a planta estabelecida pelo director / Conselho de Turma;
4. Os alunos desligam e guardam os telemóveis antes de entrarem na sala de aula;
5. Os alunos não usam chapéus, ou similares, dentro da sala
de aula;
6. Os alunos não usam luvas, dentro da sala de aula.
7. Os alunos não comem nem bebem na sala de aula, salvo em situações específicas, autorizadas pelo professor;
8. Os alunos são pontuais e assíduos;
9. Os alunos trazem o seu próprio material;
10. Os alunos usam folhas de teste adequadas;
11. Os alunos preparam-se para as actividades assim que entram na sala;
12. Os alunos pedem permissão para sair do seu lugar;
13. Os alunos levantam o braço quando querem participar/falar e esperam pela sua vez;
14. Os alunos ouvem-se uns aos outros sem interromper;
15. Os alunos respeitam os seus colegas, o professor e restantes funcionários;
16. Os alunos não mastigam pastilha elástica, na sala de aula;
17. Os alunos utilizam as cores azul ou preta nos trabalhos a entregar ao professor;
18. Os alunos fazem regularmente os trabalhos de casa;
19. Os alunos têm os cadernos organizados e em dia;
20. Os alunos mantêm a sala limpa e arrumada;
21. Os alunos sentam-se correctamente;
 
Fonte:
 
João Miguel
Rúben Lopes

Regras de bom comportamento

Os Alunos devem:

. Ser pontuais
. Ser assíduos
. Ser respeitadores
. Ser amigos
. Trazer para a escola o material necessário
. Respeitar os materiais da escola e os dos colegas
. Deixar a sala limpa
. Evitar barulhos desnecessários
. Participar com interesse e organização das tarefas
 Fora da sala de aula:
 . Não ser agressivo com os colegas
. Participar nas brincadeiras com todos
. Aceitar todas as ordens dadas pelos professores e funcionários
. Conservar limpos os espaços exteriores, utilizando os caixotes de lixo
. Respeitar os espaços verdes

Http://www.basico.maiadigital.pt/MDE/Internet/PT/Basico/Agrupamentos/LevanteMaia/Escolas/EB1Barroso/Alunos/Regrascomportamento.htm


Daniela Santos e Daniela Valente

Não brigar dentro da sala de aula


 





 Não vale brigar”; “Vale gritar no pátio. Não vale gritar em sala de aula”; “Vale jogar o lixo na lixeira.Em seguida, alunos e professor deverão elaborar um texto sobre as consequências decorrentes


https://www.google.pt/#hl=pt-PT&tbo=d&sclient=psy-ab&q=nao+brigar+dentro+da+sala+de+aula&oq=nao+brigar+dentro+da+sala+de+aula&gs_l=hp.3...5324.18470.0.18780.37.35.2.0.0.0.473.2826.19j6j4-1.26.0...0.0...1c.1.JfmRfE04tr4&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&fp=b200e0db7f9edaca&bpcl=38897761&biw=1350&bih=948
 
Nuno
Wilson

Regras Básicas de Comportamento a cumprir na sala de aula


Entrar na sala em silêncio.
Aguardar silenciosamente o início da aula .

Levantar o braço para pedir a palavra.

Esperar pela sua vez.
Estar atento.
Respeitar o professor e os colegas.
Ser assíduo.
Ser pontual.
No caso de o aluno chegar atrasado :bate à porta pede autorização para entrar, entra em silêncio e senta-se no seu lugar.
Pedir licença para se levantar.
Aguardar em silêncio autorização para sair da sala.
Sair sem fazer barulho.
Colaborar nas actividades dentro e fora da sala.
Tirar o boné ou o chapéu antes de entrar na sala de aula.
Material : Manual da disciplina; caderno diário;esferográfica; lápis ; borracha; caderno de actividades; texto ou outro material que estiverem a trabalhar na disciplina.



http://espaco7linguaportuguesa.blogspot.pt/2008/09/regras-de-comportamento-na-sala-de-aula.html




Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais




Regras Básicas de Comportamento a cumprir na sala de aula

         
Entrar na sala em silêncio.
Sentar-se de acordo com a lista da turma.
Sentar-se sem arrastar cadeiras ou outro material.
Aguardar silenciosamente o início da aula.
Levantar o braço para pedir a palavra.
Esperar pela sua vez.
Falar um de cada vez.
Estar atento.
Respeitar o professor e os colegas.
Ser assíduo.
Ser pontual.
No caso de o aluno chegar atrasado: bate à porta (devagar) pede autorização para entrar, entra em silêncio e senta-se no seu lugar. No fim da aula justifica o atraso.
Conservar o material.
Pedir licença para se levantar (os papéis são deitados no lixo no fim da aula).
Aguardar em silêncio autorização para sair da sala.
Sair sem fazer barulho.
Colaborar nas actividades dentro e fora da sala.
Escrever o sumário e apagar o quadro (por ordem da lista da turma).
Tirar o boné ou o chapéu antes de entrar na sala de aula.
Desligar o telemóvel antes de entrar na sala.
Postura.
Cumprir os prazos estabelecidos.
Material: Manual da disciplina; caderno diário; esferográfica; lápis; borracha; caderno de actividades; texto ou outro material que estiverem a trabalhar na disciplina.
João Matias
Ricardo Duarte
Rodrigo Machado

A roda dos alimentos

 
A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica criada em Portugal em 1977, no âmbito da Campanha de Educação Alimentar "Saber comer é saber viver", que ajuda a escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária
É um símbolo em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. Mas, em muitos outros países a roda dá lugar à pirâmide dos alimentos, que na opinião dos especialistas nacionais não representa aquilo que deve ser uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada. É que a pirâmide hierarquiza os alimentos, dando assim mais importância a uns que a outros. E isto não está correcto, pois deve-se dar igual importância a todos os alimentos.

A evolução dos conhecimentos científicos e as diversas alterações na situação alimentar portuguesa conduziram à necessidade da sua reestruturação. A nova Roda dos Alimentos agora apresentada mantém o seu formato original, pois este é já facilmente identificado e associa-se ao prato vulgarmente utilizado. Foram ainda objectivos desta reestruturação a promoção dos valores culturais e sociais dos portugueses ao promoverem-se produtos tradicionais como o pão, o azeite ou as hortícolas. Além disso, foram considerados objectivos pedagógicos e nutricionais. A nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica



http://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_dos_Alimentos


Daniela Santos e Daniela Valente


Alimentação Saudável





A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.
Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objectivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares. Complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas.
A roda dos Alimentos tem 8 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.
Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.
Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.

in

 João Matias
 Ricardo Duarte
 Rodrigo Machado

Papa tabaco


PAPA TABACO. Peixe perciforme, que tem a capacidade de dar choques eléctricos. Ocorre nos mares europeus. 

Nuno Wilson

A alimentação saudável

A alimentação saudável é uma grande aliada para viver-se mais e melhor. Quem tem preocupação com a saúde não tem como esquecer de caprichar nas escolhas dos alimentos. Actualmente vivenciam uma grande transição alimentar, onde deixou-se de consumir alimentos naturais para sermos bombardeados de alimentos industrializados, com conservantes, aromatizantes, agro-tóxico e etc. Mas a matéria-prima para o nosso organismo funcionar adequadamente são os nutrientes, que infelizmente estão sendo esquecidos na alimentação moderna. Nada como uma quantidade adequada de vegetais e frutas para ajudar o nosso corpo excretar tudo o que não presta. Mas actualmente são minorias na mesa da população, o que faz aumentar o risco de contrair doenças.
A alimentação saudável não é só salada com peito de frango grelhado. Existe uma combinação deliciosa de alimentos. Basta estar aberto para conhecer mais sobre eles e ter vontade de fazer uma mudança de comportamento alimentar. Mas qual será o grande segredo da Reeducação Alimentar?
Primeiro faremos um teste. Pegue um papel e coloque em tópicos o que você considera ser uma alimentação saudável. Em seguida compare seu conhecimento com o texto a seguir.
Você provavelmente irá verificar que parte do conhecimento você tem; mas, o que você realmente coloca em prática do que você sabe? Não adianta apenas saber, precisa trabalhar uma mudança de comportamento. Isso não significa que você nunca mais comerá a fritura ou a guloseima, mas após ler o texto, terá conhecimento para entender como equilibrar a sua alimentação do dia a dia.
Fazendo o correto de 5 a 6 vezes na semana, não terá tantos prejuízos para a saúde ao escolher um abuso na semana, ou seja, apenas um abuso no dia e não um dia de abusos. Pense nisso! Aposto que você respondeu ao teste proposto d tem frutas, verduras e legumes. Mas será que só esses alimentos são suficientes para termos uma isento que uma alimentação saudável, no mundo.  
 
Màrio Boshnakov e Pedro Germano         

Roda dos alimentos


A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica criada em Portugal em 1977, no âmbito da Campanha de Educação Alimentar "Saber comer é saber viver", que ajuda a escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.

É um símbolo em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. Mas, em muitos outros países a roda dá lugar à pirâmide dos alimentos, que na opinião dos especialistas nacionais não representa aquilo que deve ser uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada. É que a pirâmide hierarquiza os alimentos, dando assim mais importância a uns que a outros. E isto não está correcto, pois deve-se dar igual importância a todos os alimentos.

A evolução dos conhecimentos científicos e as diversas alterações na situação alimentar portuguesa conduziram à necessidade da sua reestruturação. A nova Roda dos Alimentos agora apresentada mantém o seu formato original, pois este é já facilmente identificado e associa-se ao prato vulgarmente utilizado. Foram ainda objectivos desta reestruturação a promoção dos valores culturais e sociais dos portugueses ao promoverem-se produtos tradicionais como o pão, o azeite ou as hortícolas. Além disso, foram considerados objectivos pedagógicos e nutricionais. A nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_dos_Alimentos


João Miguel
Rúben Lopes

 

Alimentação Saudável


A alimentação saudável não é sobre filosofias nutrição rigorosos, ficando exageradamente magra, ou privar-se dos alimentos que você ama. Pelo contrário, é sobre sentir-se grande, com mais energia, estabilizando seu humor, e manter-se o mais saudável possível, tudo o que pode ser alcançado por aprender algumas noções básicas de nutrição e usá-los de uma maneira que funciona para você. Você pode expandir o seu leque de escolhas alimentares saudáveis ​​e aprender a planejar com antecedência para criar e manter uma dieta saudável e saborosa.                                               

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en%7Cpt&u=http://www.helpguide.org/life/healthy_eating_diet.htm

 Nuno  Wilson

A Roda dos Alimentos


A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica criada em Portugal em 1977, no âmbito da Campanha de Educação Alimentar "Saber comer é saber viver", que ajuda a escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.
É um símbolo em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes.
Antiga
Existiam 5 grupos de alimentos sem indicação das porções recomendadas por dia. Os grupos de alimentos eram os seguintes:
I
Leite e derivados
II
Carne, peixe e ovos
III
Óleos e gorduras
IV
Cereais e leguminosas
V
Hortaliças, legumes e frutos

Nova
É composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:
Cereais e derivados, tubérculos
4 a 11 porções
28%
Hortícolas
3 a 5 porções
23%
Fruta
3 a 5 porções
20%
Lacticínios
2 a 3 porções
18%
Carnes, pescado e ovos
1,5 a 4,5 porções
5%
Leguminosas
1 a 2 porções
4%
Gorduras e óleos
1 a 3 porções
2%

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_dos_Alimentos

Ana Correia 
Sara Martins
Letícia Morais