sexta-feira, 7 de junho de 2013

A Cascata do pego do Inverno


A Cascata do Pego do Inferno é a maior de um conjunto de três cascatas (Cascata do Pomarinho e Cascata da Torre) formadas em tufos calcários existentes na ribeira da Asseca em Santo Estêvão, perto de Tavira, no Algarve. Tufo calcário é um tipo de rocha formada em águas de origem cársica que após perderem dióxido de carbono ficam sobressaturadas em carbonato de cálcio que se acumula no fundo de cursos de água, em cascatas, lagos ou qualquer outro ambiente aquático.
Esta cascata, uma das mais curiosas de Portugal, cuja queda de água não é muito alta, ronda os três metros, dá origem a uma lagoa de tons verdes azeitona. Cor quente e mediterrânica que lhe advém da profundidade das suas águas e da cor dos terrenos e da vegetação onde se insere.
Sobre esta cascata e a sua lagoa contam-se lendas e histórias que aumentam em muito a profundidade da lagoa que após medições foi certificada em cerca de sete metros.
Actualmente (2012) a lagoa e cascata do Pego do Inferno encontram-se encerradas ao público, devido ao facto de aqui ter ocorrido um forte incêndio, e não reunirem as condições necessárias para a sua utilização
Trabalho Realizado Por: Daniela Santos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cascata_do_Pego_do_Inferno