Sistema defensivo 4x2
Esse sistema é utilizado contra equipas com dois
especialistas de arremessos de meia-distância, cujos jogadores de seis metros
são de pouca técnica. Quatro jogadores (defensores laterais e centrais) ocupam
a zona dos seis metros e dois jogadores (defesas avançadas) colocam-se na zona
dos nove metros.
Sistema defensivo
3x2x1
Para diferenciar dos outros sistemas defensivos por zona,
esta defesa tem três linhas defensivas. O defensor lateral direito, esquerdo e
central formam a primeira linha defensiva junto à área dos seis metros. O
defensor lateral direito e esquerdo forma a segunda linha de defesa, que se
situa a cerca de dois passos à frente da linha de seis metros. O defensor
avançado forma a terceira linha defensiva, na linha dos nove metros.
Sistema defensivo 5x1
São cinco jogadores na primeira linha e um fazendo marcação
individual, geralmente no jogador que mais se destaca no ataque adversário.
Sistema defensivo 4x2
São quatro jogadores na primeira linha e dois fazendo
marcação individual.
A maneira mais comum de se ver uma equipa jogar é
representada no esquema acima. O sistema defensivo mais utilizado pelas equipas
adversárias é o 6x0. Neste tipo de esquema o melhor posicionamento para o
ataque é o representado na figura acima, onde 5 jogadores formam uma linha de
passe em frente a linha de defesa. Os jogadores 1, 2, 3 ficam a passar a bola
de um lado para o outro enquanto o pivô (4) tenta abrir um espaço (com muito
cuidado para não cometer falta de ataque) para que os armadores ou o central
penetre na defesa e arremesse cara-a-cara com o goleiro. O pivô deve manter também
um posicionamento de modo que possa receber a bola, girar e arremessar. Neste
sistema deve-se também haver um grande entrosamento entre o ponta (1) e o
armador (2), pois as melhores oportunidades de golos podem surgir de jogadas
realizadas pelos dois atletas, tendo que se preocupar com os dois a defesa fica
mais vulnerável no meio. O sistema 6x0 dificulta a penetração na defesa por
isso arremessos de fora (sem penetrar na defesa) são comuns nesse tipo de
jogada, aconselha-se então armadores altos com o arremesso fortes. O central
deve ser um jogador habilidoso e criativo.
Marcação Individual
Em situações extremas do jogo, como por exemplo nos minutos
finais quando se está perdendo com pequena diferença de golos, é comum que a
equipe parta para uma marcação onde cada jogador fica responsável por marca um
adversário, tentando tomar a bola o mais rápido possível. Este procedimento
defensivo é dificultado pelas dimensões da quadra e na maioria das vezes pelo
cansaço decorrente do tempo de jogo, mas não deixa de ser útil.
Atacando com 2 pivôs
Atacar com dois pivôs é arriscado, por isso recomendamos
essa táctica apenas para equipas um bom nível de conhecimento no andebol e
esses esquemas devem ser utilizados apenas em ocasiões especiais, geralmente
contra equipas inexperientes. As possibilidades de se criar jogadas na linha de
passe tornam-se mais difíceis mas a defesa adversária fica mais presa. Um dos
recursos utilizados para atrapalhar esse esquema é sistema defensivo 5x1, mas,
isso deixa a defesa mais vulnerável, porém as possibilidades de intervir na
linha de passe e surgir um contra ataque fatal são muito grandes. O segundo
pivô também limita a atuação do jogador adiantado, podendo ser uma boa opção de
passe, desta maneira o esquema "pode" também quebrar defesas 5x1
(também se deve ser realizado por equipas experientes). No sistema defensivo
6x0 podem utilizar dois pivôs, apenas quando as jogadas não estão surgindo na
linha de passe e quando exista uma certa dificuldade na penetração, por isso a
defesa deve se manter de 4 na quadra. Como se pode ver, o ataque com 2 pivôs
são muito complexo por isso não é muito recomendável, principalmente para
equipas inexperientes. Exige-se muito treino, atenção e habilidade dos
jogadores, mas é uma boa opção em situações em que a equipa não possua um bom
desempenho com apenas 1 pivô ou com dificuldades de arremessos de fora (jogadas
de suspensão ou por cima das da defesa) são interceptadas pela defesa
adversária. Existem várias maneiras de posicionar-se no ataque, dependerá sempre
do andamento da partida. As tácticas apresentadas acima são as mais utilizadas
e comuns no andebol actual. Como existem adversários e sistemas defensivos
diferentes a figura do treinador é importantíssima nesse momento.
Regras
A bola
Terá que ser de couro ou de outro material sintético. Usa se
também bola de borracha com área pesada para efectuar-se os treinos de
lançamento e para ganhar força nos músculos, e ter um melhor manuseio
Manejo de bola
É Permitido: Lançar, parar e pegar a bola, não importa de
que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos
(menos os pés). Segurar a bola durante o máximo de 3 segundos mesmo se ela está
no chão. Fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão. Conduzir ou manejar a
bola com os pés não é permitido e nem chutar, quando ele não está a driblar
pode dar 2 passos, ou seja 3 apoios com a bola na mão, após isso tem de
realizar uma acção pessoal, seja passar a bola, rematar ou driblar (caso não o
tenha feito previamente e parado), quando está a driblar não tem limite, se
quiser pode ir de uma ponta a outra do recinto, desde que não pise as áreas de
6 metros, claro, e não apenas dar 3 passos enquanto dribla.
Comportamento com o adversário
Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. É permitido
tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado e
bloquear o caminho do adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do
adversário com uma ou com duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o
mesmo tem nas mãos.
Área do golo
Somente o guarda-redes pode permanecer na área de gol. O
adversário que entra nesta área é punido com a posse de bola a outra equipa. Se
alguém invadir a área do golo antes de ter lançado a bola, estará sujeito a uma
punição, e se o golo for feito será anulado, como está escrito nas regras.
Lançamento da lateral
O lançamento da lateral é ordenado, desde que a bola tenha
transposto completamente a linha lateral. E tem que ser cobrado com um pé sobre
a linha lateral da quadra e outro fora. Pode-se passar ou até mesmo marcar
golo.
Tiro de meta
O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando antes
de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, em último lugar, por
um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este
dentro de sua área de gol.
O Tiro de Meta no andebol é ordenado quando antes de
ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, por último, num jogador
da equipe que ataca ou pelo goleiro da defensora
Canto
O canto é ordenado desde que a bola tocada pela equipe
defensora ultrapasse a linha de fundo. O lance é executado no ponto de intersecção
da linha de fundo e a linha lateral.
Tiro livre
É ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou saída
irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola,
comportamento incorrecto com o adversário, execução ou conduta irregular no
lance livre e no lance de sete metros; conduta antidesportiva.
Tiro de 7 metros
Esse lance é ordenado quando um jogador sofre uma falta numa
situação clara de golo. Ou seja, quando um jogador está livre para fazer um gol
e é impedido através de uma "falta" pelo guarda-redes ou qualquer outro
adversário. É cobrado da linha de 7 metros.
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