sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O revestimento dos animais


- Cutícula - A minhoca e a sanguessuga têm o corpo protegido por uma camada de cutícula fina, resistente e flexível. Esta parece uma camada de verniz e evita a perda de água.
- Quitina - Os insectos têm o corpo protegido por uma substância rígida e resistente - quitina - que forma o exosqueleto. A quitina é flexível nas articulações para permitir os movimentos do corpo e evita a perda de água. A quitina não é extensível por isso os animais que a têm sofrem mudas periódicas para poderem crescer.

- Placas calcárias - a estrela-do-mar e o ouriço-do-mar têm o corpo protegido por vária placas calcárias unidas que possuem espinhos móveis. Este tipo de revestimento evita a perda de água.
- Concha Calcária - O caracol e o búzio têm o corpo protegido por uma concha calcária formada por uma só peça - concha univalve. O mexilhão e a amêijoa têm o corpo protegido por uma concha calcária formada por duas peças - concha bivalve. A concha calcária é um revestimento muito duro e resistente, que serve de abrigo e impede a perda excessiva de água.

 - Carapaça - A sapateira e a lagosta têm o corpo protegido por quitina com substâncias calcárias formando um exosqueleto muito duro, chamado crusta ou carapaça, que evita a perda de água. Tal como a quitina, a carapaça é flexível nas articulações mas não é extensível, logo, os animais, que têm carapaça sofrem mudas de crescimento periódicas.
 O revestimento dos vertebrados:
A rã tem revestimento de pele nua
- Pele nua - Os anfíbios, como a rã, o tritão e a salamandra, não têm qualquer tipo de revestimento do corpo estando este coberto por pele nua - pele que não possui qualquer tipo de formação protectora. A pele da maior parte dos anfíbios é fina, húmida e escorregadia, pois possui glândulas que produzem um líquido pegajoso. A el nua não protege o corpo da temperatura exterior - não é isoladora térmica - e não evita a perda excessiva de água.
- Pele com escamas - A maior parte dos peixes têm o corpo protegido por escamas que estão fixa na zona profunda da pele. As escamas profundas são independentes umas das outras e crescem ao mesmo tempo que o corpo do peixe. Na pele dos peixes é produzido um líquido viscoso que torna as escamas escorregadias. Os répteis têm o corpo protegido por escamas que estão fixam na zona superficial da pele. Estas escamas superficiais estão ligadas umas às outras e não crescem. Por isso, os répteis sofrem mudas de crescimento periódicas. Os répteis têm escamas ásperas e secas. As escamas não protegem o corpo da temperatura exterior - não são isoladoras térmicas'.
- Pele com penas - As aves têm o corpo protegido por penas que estão fixa na zona profunda da pele. As penas constituem uma boa protecção contra as variações da temperatura do meio, ajudando a manter a temperatura do corpo constante - são bons isoladores térmicos. Nas aves voadoras, as penas facilitam o voo, porque resistem à passagem do ar. As penas das asas e da cauda intervêm na orientação do voo. Nas aves aquáticas, as penas evitam a passagem da água até elas, pois estão cobertas por uma substância gordurosa - são impermeáveis.

O revestimento de pêlo ajuda os ursos polares a sobreviverem em climas muito rigorosos

- Pele com pêlos - A maioria dos mamíferos tem o corpo protegido por pêlos que estão fixos na zona profunda da pele. Os pêlos podem constituir uma boa protecção contra as variações da temperatura do meio, ajudando a manter a temperatura do corpo constante - são isoladores térmicos.

 
Trabalho realizado por: Daniela Valente e Daniela Santos
.http://pt.wikipedia.org/wiki/Revestimento_do_corpo

Sem comentários: