sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Locomoção dos animais

- Locomoção dos animais! Mas afinal que quer isto dizer? - Deves ter perguntado tu para os teus botões quando ouviste falar disto pela primeira vez...
Então toma nota: locomoção dos animais é a capacidade que eles têm de se deslocarem por si próprios (de se movimentarem de um lado para o outro).
Há muitas formas diferentes de locomoção e estas, tal como vimos nas aulas, estão dependentes da forma do corpo dos animais e do meio em que vivem [no fundo do tipo de adaptação ao seu habitat].

 
Os animais deslocam-se. E daí, qual é a vantagem? Será que é para irem comprar o jornal? Ou para irem jogar futebol? Não, não parece que seja por essas razões...
Pelo facto de se deslocarem os animais podem procurar o seu alimento, fugir dos seus inimigos, encontrar um abrigo contra o frio, a chuva ou o calor e, é claro, tentar encontrar um(a) parceiro(a) para acasalar!
Como vês, a locomoção é muito importante para os animais. Nas próximas lições vais estudar algumas das formas mais comuns como o voo, a natação, o salto, a corrida e outras.
E para terminar, um vídeo e uma questão. O vídeo mostra o ser mais rápido do planeta, o falcão-peregrino (sabias que esta espécie, embora ameaçada de extinção, existe ainda em Portugal?).
Fonte:
João Martins
Rúben Lopes
 

O revestimento dos animais


- Cutícula - A minhoca e a sanguessuga têm o corpo protegido por uma camada de cutícula fina, resistente e flexível. Esta parece uma camada de verniz e evita a perda de água.
- Quitina - Os insectos têm o corpo protegido por uma substância rígida e resistente - quitina - que forma o exosqueleto. A quitina é flexível nas articulações para permitir os movimentos do corpo e evita a perda de água. A quitina não é extensível por isso os animais que a têm sofrem mudas periódicas para poderem crescer.

- Placas calcárias - a estrela-do-mar e o ouriço-do-mar têm o corpo protegido por vária placas calcárias unidas que possuem espinhos móveis. Este tipo de revestimento evita a perda de água.
- Concha Calcária - O caracol e o búzio têm o corpo protegido por uma concha calcária formada por uma só peça - concha univalve. O mexilhão e a amêijoa têm o corpo protegido por uma concha calcária formada por duas peças - concha bivalve. A concha calcária é um revestimento muito duro e resistente, que serve de abrigo e impede a perda excessiva de água.

 - Carapaça - A sapateira e a lagosta têm o corpo protegido por quitina com substâncias calcárias formando um exosqueleto muito duro, chamado crusta ou carapaça, que evita a perda de água. Tal como a quitina, a carapaça é flexível nas articulações mas não é extensível, logo, os animais, que têm carapaça sofrem mudas de crescimento periódicas.
 O revestimento dos vertebrados:
A rã tem revestimento de pele nua
- Pele nua - Os anfíbios, como a rã, o tritão e a salamandra, não têm qualquer tipo de revestimento do corpo estando este coberto por pele nua - pele que não possui qualquer tipo de formação protectora. A pele da maior parte dos anfíbios é fina, húmida e escorregadia, pois possui glândulas que produzem um líquido pegajoso. A el nua não protege o corpo da temperatura exterior - não é isoladora térmica - e não evita a perda excessiva de água.
- Pele com escamas - A maior parte dos peixes têm o corpo protegido por escamas que estão fixa na zona profunda da pele. As escamas profundas são independentes umas das outras e crescem ao mesmo tempo que o corpo do peixe. Na pele dos peixes é produzido um líquido viscoso que torna as escamas escorregadias. Os répteis têm o corpo protegido por escamas que estão fixam na zona superficial da pele. Estas escamas superficiais estão ligadas umas às outras e não crescem. Por isso, os répteis sofrem mudas de crescimento periódicas. Os répteis têm escamas ásperas e secas. As escamas não protegem o corpo da temperatura exterior - não são isoladoras térmicas'.
- Pele com penas - As aves têm o corpo protegido por penas que estão fixa na zona profunda da pele. As penas constituem uma boa protecção contra as variações da temperatura do meio, ajudando a manter a temperatura do corpo constante - são bons isoladores térmicos. Nas aves voadoras, as penas facilitam o voo, porque resistem à passagem do ar. As penas das asas e da cauda intervêm na orientação do voo. Nas aves aquáticas, as penas evitam a passagem da água até elas, pois estão cobertas por uma substância gordurosa - são impermeáveis.

O revestimento de pêlo ajuda os ursos polares a sobreviverem em climas muito rigorosos

- Pele com pêlos - A maioria dos mamíferos tem o corpo protegido por pêlos que estão fixos na zona profunda da pele. Os pêlos podem constituir uma boa protecção contra as variações da temperatura do meio, ajudando a manter a temperatura do corpo constante - são isoladores térmicos.

 
Trabalho realizado por: Daniela Valente e Daniela Santos
.http://pt.wikipedia.org/wiki/Revestimento_do_corpo

Basquetebol


Origem: O basquetebol surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos o seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).
Primeira partida da história: O primeiro jogo de basquetebol foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipas da Associação Cristã de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público.No dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram a equipa dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo. 
Durante dois anos os jogos só eram realizados na Associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo desporto e resolveram formalizar as regras. 
No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete.As alunas da Universidade de Stanford venceram a equipa da Universidade da Califórnia. 
Nos primeiros anos do basquetebol ainda não havia uma bola específica para este desporto. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquetebol. 
Basquetebol no começo do século XX espalhou-se  pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o desporto, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basquetebol é muito praticado no mundo inteiro. Além de estar organizado profissionalmente, este desporto é obrigatório nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades.

As grandes potências da atualidade no basquetebol e as suas conquistas.
Em 2010, a seleção masculina de basquetebol dos Estados Unidos foi campeã mundial de basquetebol. Neste mesmo mundial, a seleção feminina dos Estados Unidos sagrou-se campeã.
Nos Jogos Olímpicos de 2012 (Londres), as seleções masculina e feminina de basquetebol dos Estados Unidos tornaram-se campeãs.

Melhores jogadores do mundo:
1ºMichael Jordan
2ºMagic Johnson
3ºShaquille O' Neal
4ºLarry Bird
5ºAbdul Jabar
6ºKobe Bryant
7ºLeBron James
8ºBill Russel
9ºOscar Schmidt
10ºKevin Durant


Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais

Centauro


Os romanos na Penísula Ibérica


Portugal fez parte do Império Romano, província romana da Galécia (e também da Lusitânia), e muitas cidades portuguesas foram criadas durante essa época, outras já existiam antes da época romana e foram então expandidas. Algumas cidades começaram como villas romanas, com um senhor romano e Lusitanos que se fixaram ali para trabalhar para os senhores romanos. Inicialmente o regime era colonial, mais tarde os Romano-lusitanos das cidades ganharam direito latino e tornaram-se cidadãos de Roma, como o resto das cidades da Península Ibérica.
Note-se que muitos topónimos são de origem pré-romana, tratando-se de povoações fundadas antes da romanização. Como exemplo, temos Conímbriga cujo sufixo "briga" é de origem celta ou Olisipo em que "ipo" será de origem fenícia ou ibérica.
 
Fonte:
 
João Martins
Rúben Lopes
                

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Poemas da mentira e da verdade




O gato Braquinho e o cão snoopy

                               
Era uma vez uma velha que vivia numa quinta com dois amigos: o gato e o cão
andavam sempre a discutir, porque cada um deles quer sempre o perfeito da dona.
- Eu sou o mais forte disse o cão:
O gato branquinho responde:
-não eu é que sou mais forte, porque arranho com as minhas unhas a quem quer fazer mal ah minha dona!
-não, não! Eu protejo melhor a velha, porque mordo com muita força! E faziam tal barulho que a velha gritava com eles.
-psssss gato! Sai cão danado!
Á noite vem uma raposa que ataca as galinhas.
Quando um dia a raposa ataca as galinhas o salvaram as galinhas da dona correram para um local e o cão mordeu as pernas da raposa e o gato arranhou-lhe o pescoço com as unhas. A velha viu e disse:-fico muito feliz por salvarem as minhas galinhas. Gosto de ambos da mesma forma. São os meus melhores amigos!
Moral da historia:a união faz a força.

Trabalho realizado por: Daniela Santos

A História do Pai Natal


Tudo de pernas para o ar


A raposa e o coelho


A raposa e o coelho
Um belo dia uma raposa foi caçar coelhos dos grandes, mas não conseguiu caçar nenhum na aquele dia.
No dia seguinte a raposa tentou novamente caçar e conseguiu apanhar um coelho. Levou o coelho para a casa e a raposa disse:
- Eu agora vou comer-te a ti.
-Mas eu preciso de ficar vivo! Eu sou pai e vou ter filhos. Por favor não me comas!
-Não sei não, eu tenho muita fome.
-Pois, mas eu sei um sitio…
-Podes dizer onde fica?
-Sim, mas com uma condição: não podes comer a minha família e o resto dos coelhos.
Só podes comer coisas do lavrador.
-Esta bem, mas onde fica a casa do lavrador?
-A casa do lavrador fica ali ao fundo.
-De acordo. Vou fazer essa promessa e vai ser cumprida.
Assim a raposa e o coelho ficaram amigos e a raposa começou a caçar na quinta do lavrador.
 
Moral da historia: devíamos ser amigos uns dos outros, ajudando mutuamente.
João Miguel
Rúben Lopes
  
 
    
    

Os Animais Fantásticos (Minotauro)