sexta-feira, 1 de março de 2013

As tradições da Páscoa


Uma das tradições da Páscoa são os ovos de chocolate, que significam o começo do universo. Essa tradição começou com os chineses que coloriam os ovos de pata para celebrar a vida e os davam de presente para outras pessoas. Os ovos de chocolate propriamente ditos só começaram a aparecer no século XVII; os ovos feitos de plástico e recheados com bombons surgiram na década de 60. Na verdade a troca dos ovos de pata ou galinha pelos de chocolate se deve ao fato da descoberta e da comercialização em massa do chocolate naquela época.
Já o coelho da Páscoa significa fecundidade e renascimento, tem origem anglo-saxônica, na verdade naquela época era uma lebre que simbolizava a Páscoa. Na verdade o animal que leva os ovinhos para as crianças muda conforme a região. As crianças tchecas esperam que a cotovia traga-lhes presentes; as alemãs têm duas opções além do coelho: galo ou cegonhas. Mas o significado de prosperidade e fartura em todas é o mesmo. No Brasil a tradição do coelho da páscoa foi trazida pelos alemães, em 1913.
As vestimentas também fazem parte das tradições da Páscoa. Antigamente, quem era batizado durante a quaresma tinha que usar roupa branca durante a semana da Páscoa. Já os que já foram batizados usavam roupas novas na Páscoa para simbolizar a graça divina ou para se ter boa sorte no resto do ano, como acreditavam os norte-americanos.    
 Nuno Carmo

Sem comentários: