Os Cristãos que se refugiaram no Norte da Península Ibérica (Astúrias) iniciaram uma luta para reconquistar os seus domínios. Em 722, Pelágio derrotou os Muçulmanos na Batalha de Covadonga e criou o Reino das Astúrias que foi crescendo até se dividir em vários reinos.
No século XI os reinos de Castela e Leão continuavam a Reconquista ajudados por cavaleiros cristãos -cruzados- enviados por outros reinos europeus. O rei D. Afonso VI, recebeu a ajuda de cavaleiros franceses dos quais se destacaram D. Raimundo e D. Henrique de Borgonha.
Como recompensa pelos seus feitos, o rei de Leão concedeu a D. Henrique o Condado Portucalense e a sua filha D. Teresa. Seria a partir deste pequeno condado que mais tarde nasceria Portugal.
Entretanto, D. Henrique começou a lutar para conquistar terras aos Mouros. Quando D. Henrique morreu, D. Teresa assumiu o governo do condado mas aliou-se à Galiza. Descontentes, os nobres portucalenses apoiaram D. Afonso Henriques numa luta contra sua mãe e os galegos. Em 1128, D. Teresa foi derrotada na Batalha de S. Mamede pelo filho que passou a governar o Condado Portucalense.
Leticia Morais
http://agsbmessines.sytes.net/web/passatempo/hst/5/reconquista_texto.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário