Que perigos podem apresentar os Blogues?
Apesar de poderem ser um veículo interessante de partilha de informação e ideias, os blogues também não estão isentos de perigos, tal como outras funcionalidades da Internet.Um utilizador informado está mais seguro, pelo que apresentamos aqui alguns dos perigos mais comuns que podem advir da utilização dos blogues:
- SPAM, phishing ou outros
Dado que um blogue é uma funcionalidade online, dependendo das suas definições de privacidade, pode ser alvo de SPAM, phishing ou outras formas de intrujar os menos atentos. Um blogue público e sem qualquer restrição de comentários por parte de terceiros é um alvo fácil para indivíduos ou grupos mal-intencionados.
- Perseguições online e offline
Dado que é uma forma de exposição pessoal, um blogue pode ser alvo de cyberbullying. Um bloguista pode verificar que algo que escreveu num artigo foi mal interpretado ou, pura e simplesmente, e sem qualquer tipo de justificação aparente, o seu blogue foi inundado de insultos, ameaças e impropérios. Tal como noutros meios de comunicação pela Internet, o bloguista deverá evitar usar informação desnecessária de natureza pessoal.
- Imagens
Tal como já foi referido em algumas secções de outros perigos, a colocação de imagens pessoais na Internet pode levar outros a apropriarem-se indevidamente delas. Pense bem antes de colocar as suas imagens no blogue.
- Blogues de apologia a doenças, discriminação, ódio, entre outros
Como foi referido, os temas dos blogues podem ser de natureza variada. Existem blogues de apologia de comportamentos que podem levar a doenças, como a anorexia, onde se exprimem opiniões que podem levar os mais influenciáveis (por vezes, crianças e adolescentes) a iniciar e/ou manter comportamentos lesivos para a sua saúde. Nestas situações, tal como para outros conteúdos que envolvam riscos para utilizadores menos preparados, como por exemplo para crianças, é necessário um acompanhamento familiar adequado.
- Responsabilização pelos conteúdos
O bloguista é responsável pelos conteúdos inseridos no seu blogue. Contudo, esta responsabilização nem sempre é levada a sério, e muitos bloguers já foram os autores de situações lesivas para terceiros. Embora nem sempre seja propositado, é importante educar os utilizadores deste tipo de serviço para pensarem um pouco antes de colocarem algo no seu blogue, e quais as consequências desse acto, que podem até ser legais.
Sem comentários:
Enviar um comentário