A identificação na Internet ou digital implica a atribuição de propriedades
a uma pessoa, objecto ou entidade. Estas propriedades são acessível imediata e
operacionalmente através de meios tecnológicos. A identificação digital engloba
todas as informações relacionadas com a pessoa como nome, residência, número da
segurança social e outras que podem ser armazenadas e automaticamente
interligadas por uma aplicação informática.
A Identificação na Internet pode ser estabelecida para diferentes entidades,
incluindo pessoas, objectos, empresas e instituições, implica a definição de um
leque de informações organizadas e codificadas em meios informáticos
relativamente a estas entidades físicas ou jurídicas. A identificação digital
encerra diferentes vantagens como a possibilidade de utilização de serviços
bancários e a gestão de stocks em tempo real, por exemplo. Ao nível
empresarial, a presença e a identificação na internet das empresas define, em
certa medida, a forma de organização que a mesma assume. A empresa
em rede aberta ao exterior e funcionando em tempo real apresenta a
possibilidade de retroacção em tempo real entre clientes e fornecedores
possibilitando uma gestão mais eficiente. Ao nível institucional a presença na
internet possibilita um melhor relacionamento com o público a que se dirige,
possibilitando também, pela atribuição de domínios específicos, a mais rápida
identificação para o utilizador da origem ou nacionalidade da instituição a que
acede
João Miguel
Rúben Lopes
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