sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Locomoção dos animais

- Locomoção dos animais! Mas afinal que quer isto dizer? - Deves ter perguntado tu para os teus botões quando ouviste falar disto pela primeira vez...
Então toma nota: locomoção dos animais é a capacidade que eles têm de se deslocarem por si próprios (de se movimentarem de um lado para o outro).
Há muitas formas diferentes de locomoção e estas, tal como vimos nas aulas, estão dependentes da forma do corpo dos animais e do meio em que vivem [no fundo do tipo de adaptação ao seu habitat].

 
Os animais deslocam-se. E daí, qual é a vantagem? Será que é para irem comprar o jornal? Ou para irem jogar futebol? Não, não parece que seja por essas razões...
Pelo facto de se deslocarem os animais podem procurar o seu alimento, fugir dos seus inimigos, encontrar um abrigo contra o frio, a chuva ou o calor e, é claro, tentar encontrar um(a) parceiro(a) para acasalar!
Como vês, a locomoção é muito importante para os animais. Nas próximas lições vais estudar algumas das formas mais comuns como o voo, a natação, o salto, a corrida e outras.
E para terminar, um vídeo e uma questão. O vídeo mostra o ser mais rápido do planeta, o falcão-peregrino (sabias que esta espécie, embora ameaçada de extinção, existe ainda em Portugal?).
Fonte:
João Martins
Rúben Lopes
 

O revestimento dos animais


- Cutícula - A minhoca e a sanguessuga têm o corpo protegido por uma camada de cutícula fina, resistente e flexível. Esta parece uma camada de verniz e evita a perda de água.
- Quitina - Os insectos têm o corpo protegido por uma substância rígida e resistente - quitina - que forma o exosqueleto. A quitina é flexível nas articulações para permitir os movimentos do corpo e evita a perda de água. A quitina não é extensível por isso os animais que a têm sofrem mudas periódicas para poderem crescer.

- Placas calcárias - a estrela-do-mar e o ouriço-do-mar têm o corpo protegido por vária placas calcárias unidas que possuem espinhos móveis. Este tipo de revestimento evita a perda de água.
- Concha Calcária - O caracol e o búzio têm o corpo protegido por uma concha calcária formada por uma só peça - concha univalve. O mexilhão e a amêijoa têm o corpo protegido por uma concha calcária formada por duas peças - concha bivalve. A concha calcária é um revestimento muito duro e resistente, que serve de abrigo e impede a perda excessiva de água.

 - Carapaça - A sapateira e a lagosta têm o corpo protegido por quitina com substâncias calcárias formando um exosqueleto muito duro, chamado crusta ou carapaça, que evita a perda de água. Tal como a quitina, a carapaça é flexível nas articulações mas não é extensível, logo, os animais, que têm carapaça sofrem mudas de crescimento periódicas.
 O revestimento dos vertebrados:
A rã tem revestimento de pele nua
- Pele nua - Os anfíbios, como a rã, o tritão e a salamandra, não têm qualquer tipo de revestimento do corpo estando este coberto por pele nua - pele que não possui qualquer tipo de formação protectora. A pele da maior parte dos anfíbios é fina, húmida e escorregadia, pois possui glândulas que produzem um líquido pegajoso. A el nua não protege o corpo da temperatura exterior - não é isoladora térmica - e não evita a perda excessiva de água.
- Pele com escamas - A maior parte dos peixes têm o corpo protegido por escamas que estão fixa na zona profunda da pele. As escamas profundas são independentes umas das outras e crescem ao mesmo tempo que o corpo do peixe. Na pele dos peixes é produzido um líquido viscoso que torna as escamas escorregadias. Os répteis têm o corpo protegido por escamas que estão fixam na zona superficial da pele. Estas escamas superficiais estão ligadas umas às outras e não crescem. Por isso, os répteis sofrem mudas de crescimento periódicas. Os répteis têm escamas ásperas e secas. As escamas não protegem o corpo da temperatura exterior - não são isoladoras térmicas'.
- Pele com penas - As aves têm o corpo protegido por penas que estão fixa na zona profunda da pele. As penas constituem uma boa protecção contra as variações da temperatura do meio, ajudando a manter a temperatura do corpo constante - são bons isoladores térmicos. Nas aves voadoras, as penas facilitam o voo, porque resistem à passagem do ar. As penas das asas e da cauda intervêm na orientação do voo. Nas aves aquáticas, as penas evitam a passagem da água até elas, pois estão cobertas por uma substância gordurosa - são impermeáveis.

O revestimento de pêlo ajuda os ursos polares a sobreviverem em climas muito rigorosos

- Pele com pêlos - A maioria dos mamíferos tem o corpo protegido por pêlos que estão fixos na zona profunda da pele. Os pêlos podem constituir uma boa protecção contra as variações da temperatura do meio, ajudando a manter a temperatura do corpo constante - são isoladores térmicos.

 
Trabalho realizado por: Daniela Valente e Daniela Santos
.http://pt.wikipedia.org/wiki/Revestimento_do_corpo

Basquetebol


Origem: O basquetebol surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos o seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).
Primeira partida da história: O primeiro jogo de basquetebol foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipas da Associação Cristã de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público.No dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram a equipa dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo. 
Durante dois anos os jogos só eram realizados na Associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo desporto e resolveram formalizar as regras. 
No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete.As alunas da Universidade de Stanford venceram a equipa da Universidade da Califórnia. 
Nos primeiros anos do basquetebol ainda não havia uma bola específica para este desporto. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquetebol. 
Basquetebol no começo do século XX espalhou-se  pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o desporto, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basquetebol é muito praticado no mundo inteiro. Além de estar organizado profissionalmente, este desporto é obrigatório nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades.

As grandes potências da atualidade no basquetebol e as suas conquistas.
Em 2010, a seleção masculina de basquetebol dos Estados Unidos foi campeã mundial de basquetebol. Neste mesmo mundial, a seleção feminina dos Estados Unidos sagrou-se campeã.
Nos Jogos Olímpicos de 2012 (Londres), as seleções masculina e feminina de basquetebol dos Estados Unidos tornaram-se campeãs.

Melhores jogadores do mundo:
1ºMichael Jordan
2ºMagic Johnson
3ºShaquille O' Neal
4ºLarry Bird
5ºAbdul Jabar
6ºKobe Bryant
7ºLeBron James
8ºBill Russel
9ºOscar Schmidt
10ºKevin Durant


Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais

Centauro


Os romanos na Penísula Ibérica


Portugal fez parte do Império Romano, província romana da Galécia (e também da Lusitânia), e muitas cidades portuguesas foram criadas durante essa época, outras já existiam antes da época romana e foram então expandidas. Algumas cidades começaram como villas romanas, com um senhor romano e Lusitanos que se fixaram ali para trabalhar para os senhores romanos. Inicialmente o regime era colonial, mais tarde os Romano-lusitanos das cidades ganharam direito latino e tornaram-se cidadãos de Roma, como o resto das cidades da Península Ibérica.
Note-se que muitos topónimos são de origem pré-romana, tratando-se de povoações fundadas antes da romanização. Como exemplo, temos Conímbriga cujo sufixo "briga" é de origem celta ou Olisipo em que "ipo" será de origem fenícia ou ibérica.
 
Fonte:
 
João Martins
Rúben Lopes
                

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Poemas da mentira e da verdade




O gato Braquinho e o cão snoopy

                               
Era uma vez uma velha que vivia numa quinta com dois amigos: o gato e o cão
andavam sempre a discutir, porque cada um deles quer sempre o perfeito da dona.
- Eu sou o mais forte disse o cão:
O gato branquinho responde:
-não eu é que sou mais forte, porque arranho com as minhas unhas a quem quer fazer mal ah minha dona!
-não, não! Eu protejo melhor a velha, porque mordo com muita força! E faziam tal barulho que a velha gritava com eles.
-psssss gato! Sai cão danado!
Á noite vem uma raposa que ataca as galinhas.
Quando um dia a raposa ataca as galinhas o salvaram as galinhas da dona correram para um local e o cão mordeu as pernas da raposa e o gato arranhou-lhe o pescoço com as unhas. A velha viu e disse:-fico muito feliz por salvarem as minhas galinhas. Gosto de ambos da mesma forma. São os meus melhores amigos!
Moral da historia:a união faz a força.

Trabalho realizado por: Daniela Santos

A História do Pai Natal


Tudo de pernas para o ar


A raposa e o coelho


A raposa e o coelho
Um belo dia uma raposa foi caçar coelhos dos grandes, mas não conseguiu caçar nenhum na aquele dia.
No dia seguinte a raposa tentou novamente caçar e conseguiu apanhar um coelho. Levou o coelho para a casa e a raposa disse:
- Eu agora vou comer-te a ti.
-Mas eu preciso de ficar vivo! Eu sou pai e vou ter filhos. Por favor não me comas!
-Não sei não, eu tenho muita fome.
-Pois, mas eu sei um sitio…
-Podes dizer onde fica?
-Sim, mas com uma condição: não podes comer a minha família e o resto dos coelhos.
Só podes comer coisas do lavrador.
-Esta bem, mas onde fica a casa do lavrador?
-A casa do lavrador fica ali ao fundo.
-De acordo. Vou fazer essa promessa e vai ser cumprida.
Assim a raposa e o coelho ficaram amigos e a raposa começou a caçar na quinta do lavrador.
 
Moral da historia: devíamos ser amigos uns dos outros, ajudando mutuamente.
João Miguel
Rúben Lopes
  
 
    
    

Os Animais Fantásticos (Minotauro)


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Boas Festas


Feliz Ano Novo


Boas Festas

Feliz Natal


Postal de Natal


Boas Festas


O temporal


Vieram as marés vivas, ventanias, chuvas, temporais. As marés altas varriam a praia e subiam até à duna. Certa noite, as ondas gritara tanto, uivaram tanto, bateram e quebraram-se com tanto força na praia que, o seu quarto caiado da casa branca, o rapazinho esteve até altas horas sem dormir. As portadas das janelas batiam. As madeiras do chão estala-vão omo madeiras de mastros. Mastros. Parecia que as ondas iam cercar a casa e que o mar ia devorar o mundo. E o rapazinho pensava que, lá fora, na escuridão da noite, se travava uma imensa batalha em que o mar, o céu e o vento se combatiam. Mas, por fim, cansado de escutar, adormeceu embalado pelo temporal.

 Rodrigo Machado

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Canção da Mentira


A Gioconda


A carangueja e a macaca

Num dia de calor ao nascer do sol, uma carangueja prepara-se para ir pescar, pelo caminho encontra uma macaca meio desmaiada e a carangueja disse:
- Ei, tu acorda, estás morta?! – Perguntou a carangueja – responde! 
Ainda meio desmaiada a macaca respondeu: 
- A corrente trouxe-me até cá!- disse a macaca. 
- Vieste de onde?- perguntou a carangueja. 
- Vim da macacolândia, de onde achas que vêem os macacos? 
- És uma macaca?!-disse a carangueja-pareces um farrapo… 
-Isso foi porque eu me joguei ao mar, estava farto de aturar aquela ilha, decidi vir para onde a corrente me
levasse… exclamou a macaca . 
-Não valia a pena atirares-te era só apanhares o barco e ires para onde quiseres. 
- Mas eu não gosto de andar de barco, enjoo!-exclamou a macaca. 
-Então ias de avião! 
-Tenho pavor às alturas. 
Depois a carangueja toda irritada foi então pescar e a macaca foi apanhar madeira para fazer uma fogueira, para assar o almoço, a carangueja voltou com meia dúzia de amêijoas e pôs nas mãos da macaca, e a macaca perguntou: 
- Para que é que eu quero isto? 
- Vou-te explicar, metes as mãos em cima da fogueira até as ameijoas abrirem e depois é só comer! 
- Mas assim eu queimo as mãos!! 
-Não queimas não! 
-Ai não, não sabia. 
Como a macaca não se queria queimar atirou-se ao mar e voltou para a sua terra e lá viveu durante anos e anos até morrer. 

Ana Correia
Daniela Valente 




Os Números do menino guloso


Casamento


O elefante e a gaivota


Era uma vez uma gaivota que tinha roubado um belo almoço ao elefante.
Segurando – o, bem apertado no bico, levou o almoço para poder come-lo descansado.
O elefante disse:
-Então o almoço é meu!
E a gaivota respondeu:
- Eu tenho muita fome…
O elefante perguntou ah gaivota se queria almoçar com ele, e a gaivota respondeu que não.
E ela foi ter com os filhos no ninho perto do mar.
A gaivota partilhou a comida com os seus filhos. Quando a gaivota estava a dar de comer aos seus filhos ela estava pensando naquilo que o elefante disse: “para almoçar com ele”
Ela mudou de ideia, ela e os seus filhos foram ter com o elefante.
Quando ela e os seus filhos chegaram á floresta, onde estava o elefante dormindo a gaivota entusiasmada. O elefante acordou e disse:
- O que queres de mim?
-Quero almoçar contigo! Disse a gaivota
-Sim pode ser! Disse o elefante ´
-mas eu pensava que não querias almoçar comigo. Exclamou o elefante.
- Mudei de ideias, eu também estava sozinha com os meus filhos. Disse a gaivota.
A gaivota e o elefante desde ai começaram a fazer amizade um com o outro!

Moral da história: devemos partilhar os nossos bens com os que necessitam.

Sara Martins
Letícia Morais



A vaca e o boi


Era uma vez, uma vaca chamada Gorducha, e um boi chamado Boiola. A vaca num dia de intenso calor vai pastar para um prado perto da quinta onde morava, logo depois aparece um boi e diz-lhe que aquele prado era dele e que ela não podia estar ali e começou uma discussão.
-O prado não é de ninguém, os animais vêm cá pastar e depois vão para casa.- diz a vaca 
Olha sua vaca gorda o meu dono comprou este prado e nunca te vi aqui, por tanto não sei porque estás a falar.- responde-lhe o boi
-E como é que sei que isso e verdade?- pergunta a vaca  
E a discussão continua,passados 10 minutos vão para casa.
No dia seguinte vão de novo para o prado e a vaca diz:
-Olha para nós não estarmos sempre a discutir podemos partilhar este lugar não achas!
-Eu não gosto de partilhar mas essa ideia é boa.- responde o boi
-Assim já resolvemos os nossos problemas.- diz-lhe a vaca  
-Olha vamos partilhar este prado mas eu fico com a parte maior e tu com a mais pequena.- exclama o boi 
-Ok.- responde-lhe a vaca.
E ficaram amigos para sempre.

Moral da história: Devemos sempre partilhar mesmo não sendo amigos.

Ricardo Duarte
Mário Boshnakov



Homem de vitruvio




Homem Vitruviano- é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções. 
O desenho actualmente faz parte da colecção/coleção da Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália. 
Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel. 
- Um palmo é o comprimento de quatro dedos; 
- Um pé é o comprimento de quatro palmos; 
- Um côvado é o comprimento de seis palmos; 
- Um passo são quatro côvados; 
- A altura de um homem é quatro côvados; 
- Ser aplicado para medir o fluxo de ar; 
- O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura; 
- A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem; 
- A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem; 
- A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem; 
- O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem; 
- A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem; 
- A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem; 
- A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem;
- O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem;
- A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto; 
- A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto; 
- O comprimento da orelha é um terço do da face. 
- O comprimento do pé é um sexto da altura
Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Gioconda

Mona Lisa  também conhecida como A Gioconda  ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Se observarem com calma verá que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino.

 in
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa

João Matias
Ricardo Duarte
Rodrigo Machado

Leonardo da vinci

Leonardo nasceu a 15 de Abril de 1452 e faleceu a 2 de Maio de 1519 (67 anos), na pequena cidade de Vinci, perto de Florença, centro intelectual e científico da Itália. O seu talento artístico cedo se revelou, mostrando excepcional habilidade na geometria, na música e na expressão artística. Reconhecendo estas suas capacidades, o seu pai, Ser Piero da Vinci, mostrou os desenhos do filho a Andrea del Verrocchio. O grande mestre da renascença ficou encantado com o talento de Leonardo e tornou-o seu aprendiz. Em 1472, com apenas vinte anos, Leonardo associa-se ao núcleo de pintores de Florença. 
Não se sabe muito mais acerca da educação e formação do artista, no entanto, muitos autores afirmam que o seu conhecimento não provém de fontes tradicionais, mas sim da observação pessoal e da aplicação prática das suas ideias. 
Pintor, escultor, arquitecto e engenheiro, Leonardo da Vinci foi o talento mais versátil da Itália do Renascimento. Os seus desenhos, combinando uma precisão científica com um grande poder imaginativo, reflectem a enorme vastidão dos seus interesses, que iam desde a biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemática.
Durante o apogeu do renascimento, Da Vinci, enquanto anatomista, preocupou-se com os sistemas internos do corpo humano, e enquanto artista interessou-se pelos detalhes externos da forma humana, estudando exaustivamente as suas proporções. 




Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais


Dragão Voador

Este pequeno lagarto, nativo das florestas húmidas do sudoeste asiático, é conhecido como dragão voador, tendo como nome científico Draco volans. Não é propriamente um animal aterrador, mas partilha um dos atributos dos dragões das lendas. Não, infelizmente não deita fogo pela boca, mas tal como o nome indica este animal é capaz de voar. Não se deixem enganar pela ausência de asas. O dragão voador tem de facto duas patas da frente perfeitamente normais para um lagarto, só que não é ai que residem as capacidades aerodinâmicas desta criatura.
Tem cerca de 15.5 centímetros de comprimento total.




Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais

Bullying

 
 
 
 
Bullying  é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.
 
in
 
João  Matias
Ricardo Duarte
Rodrigo Machado

Bullying

O bullying pode ser dividido em dois tipos: o bullying direto, a forma mais comum entre agressores masculinos; e o bullying indireto, forma mais comum entre as mulheres e crianças, sendo sua característica o isolamento social da vítima obtido por espalhar comentários, recusa em se socializar com a vítima, intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima, criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos como etnia e religião. Além desses meios utilizados pelo agressor, outros também são considerados como agressões como insultar a vítima, ataques físicos, danificar pertences e expressões ameaçadoras.


Uma pesquisa realizada em 2010 com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares revelou que os alunos de 6º e 7º anos são os mais atingidos pelas humilhações do bullying. Desses, 17% estão envolvidos de alguma forma sendo os agressores, ou agredidos, ou os dois. A partir de e-mails ofensivos e difamação em sites de relacionamento como orkut e twitter, o uso de tecnologias de informação e comunicação estão se tornando a forma mais comum de bullying chamado de cyberbullying.






Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Regras de Comportamento


Regras de Comportamento
 
1. Os alunos entram na sala de aula ordeiramente e dirige-se
para os seus lugares sem encontrões;
2. Os alunos retiram-se da sala ordenadamente e sem fazer
barulho;
3. Os alunos sentam-se segundo a planta estabelecida pelo director / Conselho de Turma;
4. Os alunos desligam e guardam os telemóveis antes de entrarem na sala de aula;
5. Os alunos não usam chapéus, ou similares, dentro da sala
de aula;
6. Os alunos não usam luvas, dentro da sala de aula.
7. Os alunos não comem nem bebem na sala de aula, salvo em situações específicas, autorizadas pelo professor;
8. Os alunos são pontuais e assíduos;
9. Os alunos trazem o seu próprio material;
10. Os alunos usam folhas de teste adequadas;
11. Os alunos preparam-se para as actividades assim que entram na sala;
12. Os alunos pedem permissão para sair do seu lugar;
13. Os alunos levantam o braço quando querem participar/falar e esperam pela sua vez;
14. Os alunos ouvem-se uns aos outros sem interromper;
15. Os alunos respeitam os seus colegas, o professor e restantes funcionários;
16. Os alunos não mastigam pastilha elástica, na sala de aula;
17. Os alunos utilizam as cores azul ou preta nos trabalhos a entregar ao professor;
18. Os alunos fazem regularmente os trabalhos de casa;
19. Os alunos têm os cadernos organizados e em dia;
20. Os alunos mantêm a sala limpa e arrumada;
21. Os alunos sentam-se correctamente;
 
Fonte:
 
João Miguel
Rúben Lopes

Regras de bom comportamento

Os Alunos devem:

. Ser pontuais
. Ser assíduos
. Ser respeitadores
. Ser amigos
. Trazer para a escola o material necessário
. Respeitar os materiais da escola e os dos colegas
. Deixar a sala limpa
. Evitar barulhos desnecessários
. Participar com interesse e organização das tarefas
 Fora da sala de aula:
 . Não ser agressivo com os colegas
. Participar nas brincadeiras com todos
. Aceitar todas as ordens dadas pelos professores e funcionários
. Conservar limpos os espaços exteriores, utilizando os caixotes de lixo
. Respeitar os espaços verdes

Http://www.basico.maiadigital.pt/MDE/Internet/PT/Basico/Agrupamentos/LevanteMaia/Escolas/EB1Barroso/Alunos/Regrascomportamento.htm


Daniela Santos e Daniela Valente

Não brigar dentro da sala de aula


 





 Não vale brigar”; “Vale gritar no pátio. Não vale gritar em sala de aula”; “Vale jogar o lixo na lixeira.Em seguida, alunos e professor deverão elaborar um texto sobre as consequências decorrentes


https://www.google.pt/#hl=pt-PT&tbo=d&sclient=psy-ab&q=nao+brigar+dentro+da+sala+de+aula&oq=nao+brigar+dentro+da+sala+de+aula&gs_l=hp.3...5324.18470.0.18780.37.35.2.0.0.0.473.2826.19j6j4-1.26.0...0.0...1c.1.JfmRfE04tr4&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&fp=b200e0db7f9edaca&bpcl=38897761&biw=1350&bih=948
 
Nuno
Wilson

Regras Básicas de Comportamento a cumprir na sala de aula


Entrar na sala em silêncio.
Aguardar silenciosamente o início da aula .

Levantar o braço para pedir a palavra.

Esperar pela sua vez.
Estar atento.
Respeitar o professor e os colegas.
Ser assíduo.
Ser pontual.
No caso de o aluno chegar atrasado :bate à porta pede autorização para entrar, entra em silêncio e senta-se no seu lugar.
Pedir licença para se levantar.
Aguardar em silêncio autorização para sair da sala.
Sair sem fazer barulho.
Colaborar nas actividades dentro e fora da sala.
Tirar o boné ou o chapéu antes de entrar na sala de aula.
Material : Manual da disciplina; caderno diário;esferográfica; lápis ; borracha; caderno de actividades; texto ou outro material que estiverem a trabalhar na disciplina.



http://espaco7linguaportuguesa.blogspot.pt/2008/09/regras-de-comportamento-na-sala-de-aula.html




Ana Correia
Sara Martins
Letícia Morais