sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A internet segura

O Dia Europeu da Internet Segura comemorou-se este ano a 5 de fevereiro de 2013. A data é assinalada anualmente no segundo dia da segunda semana do segundo mês do ano. Trata-se de uma organização da Europeia Internet Safe-te Network (INSAFE), rede de centros de Internet mais segura, apoiada pela Comissão Europeia (CE), com o objectivo de promover a sensibilização e a consciencialização de uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.
O tema que assinala o décimo ano de celebração desta data é "Direitos e deveres online: Liga-te, mas com respeito" (Online Rights and Responsabilities: Conecte with respeito). Tal como em anos anteriores, as celebrações estendem-se por mais de 100 países, com eventos locais, nacionais e internacionais, como parte de um esforço global para promover uma Internet mais segura para crianças e jovens.
Em Portugal, terão lugar mais de 500 acções sobre a utilização segura da Internet, a decorrer entre 4 e 16 de fevereiro em vários pontos do país. Conduzidas pelo Centro Internet Segura, projeto coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT), estas actividades têm como propósito sensibilizar a população, em especial jovens e crianças, sobre como beneficiar em segurança das grandes oportunidades oferecidas pela Internet. As acções estendem-se também a outros grupos da população, nomeadamente seniores, pessoas com necessidades especiais, incluindo várias iniciativas explicitamente destinadas a pais e educadores.
Associando-se à data, o projeto europeu "EU Kid Online", implantado em vários países incluindo Portugal divulgou o resultado de um inquérito a crianças e jovens europeus, entre os nove e os 16 anos de idade, sobre aquilo que mais os incomoda na Internet.
 Ainda no âmbito deste dia europeu, a CE divulgou os resultados do trabalho conjunto realizado desde Dezembro de 2011, que envolveu empresas dos meios de comunicação social, de tecnologia, de telecomunicações e empresas online, no compromisso de tornar a internet um lugar melhor e mais seguro para as crianças.
 Como resultado do trabalho conjunto e dos compromissos assumidos, estão a ser desenvolvidas ferramentas de controlo parental para equipar todos os dispositivos, incluindo smartphones, tablets, computadores e consolas de jogos. A indústria está também a desenvolver trabalho para garantir que os pais estarão cientes e farão uso destas ferramentas. Além disso, foram estabelecidas melhores práticas em termos de configurações de privacidade apropriadas para cada idade e com eficácia para eliminar material de abuso infantil. Os compromissos assumidos serão implementados no decurso de 2013.

Mario Boshnakov
Pedro Germano



http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1151908

Sem comentários: