sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Tubarão branco



Características


Tubarão.
A pele dos tubarões é flexível e resistente, e eles costumam ter cinco fendas branquiais atrás da cabeça. A cauda é assimétrica e a coluna vertebral prolonga-se em seu lóbulo superior. Tem o esqueleto cartilaginoso. O crânio é uma caixa cartilaginosa; as mandíbulas se unem a ele por meio de simples ligamentos.

Carecem de bexiga natatória e se ficam imóveis, afundam. Também se alimentam de animais como focas, tartarugas, aves, baleias, caranguejos e grande variedade de peixes. A maior parte dos tubarões dá à luz crias grandes e bem desenvolvidas, em número máximo de 100 por vez. Embora as espécies sejam na maioria ovovivíparas, algumas são ovíparas e outras, vivíparas. O Tubarão-Gigante vive em média 25 anos, e pode nadar a uma velocidade de 44 km/h.
Dentes
A pele do tubarão é muito resistente e separada por diminutas escamas. Perto da boca, essas escamas se transformam em dentes de verdade. A dentadura é formada por seis ou sete fileiras paralelas de dentes (protegidas por dobras de mucosa), que perdem com freqüência ao cravá-los em suas presas, sendo logo substituídos por outros. Apesar da dentição perfeita, o tubarão engole a presa inteira, sem mastigar. Depois, o estômago se encarrega de rejeitar o que não é capaz de digerir. Os dentes servem só para segurar a vítima.
http://www.webciencia.com/14_tubarao.htm
Leticia Morais 

Sem comentários: