sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Reconquista Cristã


Os Cristãos que se refugiaram no Norte da Península Ibérica (Astúrias) iniciaram uma luta para reconquistar os seus domínios. Em 722, Pelágio derrotou os Muçulmanos na Batalha de Covadonga e criou o Reino das Astúrias que foi crescendo até se dividir em vários reinos.
    No século XI os reinos de Castela e Leão continuavam a Reconquista ajudados por cavaleiros cristãos -cruzados- enviados por outros reinos europeus. O rei D. Afonso VI, recebeu a ajuda de cavaleiros franceses dos quais se destacaram D. Raimundo e D. Henrique de Borgonha.
    Como recompensa pelos seus feitos, o rei de Leão concedeu a D. Henrique o Condado Portucalense e a sua filha D. Teresa. Seria a partir deste pequeno condado que mais tarde nasceria Portugal.
    Entretanto, D. Henrique começou a lutar para conquistar terras aos Mouros. Quando D. Henrique morreu, D. Teresa assumiu o governo do condado mas aliou-se à Galiza. Descontentes, os nobres portucalenses apoiaram D. Afonso Henriques numa luta contra sua mãe e os galegos. Em 1128, D. Teresa foi derrotada na Batalha de S. Mamede pelo filho que passou a governar o Condado Portucalense.
Leticia Morais
http://agsbmessines.sytes.net/web/passatempo/hst/5/reconquista_texto.htm


Sem comentários: