sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Tubarão Branco




                                   
O tubarão-branco (Carcharodon carcharias) é uma espécie de tubarão lamniforme, sendo o peixe predador de maiores dimensões existente na atualidade. Pode atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2 toneladas. Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas das suas presas, em particular pinípedes.
As terminações nervosas do extremo lateral, captam a menor vibração ocorrida na água e guiam o animal até à presa, que está causando essa perturbação. Situados em toda região da cabeça do animal, permitem-lhe captar também campos elétricos de frequência variável, que provavelmente usam para orientar-se nas suas migrações, percorrendo grandes distancias. O seu olfato é tão potente que a presença de uma só gota de sangue a quilómetros de distância serve para atraí-lo, ao mesmo tempo que o torna muito mais agressivo. A visão também é bem desenvolvida e tem um papel muito importante na aproximação final à presa estado sempre atento, permitindo o ataque a partir de debaixo da mesma.
Tem cinco filas de dentes e possui um ouvido muito sensível e fino, capaz de perceber os movimentos de outros peixes.
São animais de sangue frio, mas graças à sua actividade muscular, podem manter a temperatura do seu corpo aos cerca de 14ºC. Este feito facilita-os na digestão.
Ana Correia 
Letícia Morais
Sara Martins

Sem comentários: