sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A cidade de Balsa


    Muito antes da nossa cidade de Tavira existir, havia uma cidade chamada Balsa, uma importante cidade romana. O seu local de existência foi uma zona que hoje se situa na freguesia da Luz de Tavira. A cidade situava-se nos terrenos litorais hoje designada por Torre d’Aires, Antas e Arroio, tendo Pedras d’El-Rei, Luz, Rato e Pinheiro como subúrbios.     
  A história urbana de Balsa romana inicia-se no séc. I a. C. e termina no séc. V ou VI da nossa era. Teve o seu apogeu urbanístico no século II, chegando a ocupar uma área de cerca de 45 hectares), excluindo subúrbios e necrópoles. Era assim uma cidade de considerável dimensão no Império Romano, muito acima da média urbana da província da Lusitânia, a que pertencia. Cidade portuária litoral, sede de civitas, isto é, de uma autonomia municipal, que abrangia todo o Algarve Oriental entre Bias e o Guadiana, cunhou moeda própria em meados do século I a. C., no início da ocupação romana efectiva.
    Hoje em dia, a cidade de Balsa esta debaixo de terra e tapada por arbustos, estando apenas algumas partes visíveis. Deveria haver uma exploração arqueológica na zona porque tais vestígios fazem parte da história de Tavira.





Trabalho realizado por:
João Matias
Ricardo Duarte
Rodrigo Gomes









 

Sem comentários: