terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Macacos em vias de extinção


Quase metade das espécies de primatas em todo o mundo está em risco de extinção, é a conclusão de um estudo levado a cabo pelo Jardim Zoológico de Bristol. 

A destruição das florestas tropicais, o comércio ilegal de animais e a caça para a venda de carne estão na base do desaparecimento maciço dos primatas, noticia a BBC. 
De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Natureza), um total de 48 por cento das 634 espécies de primatas estão em vias extinção. Agora, uma pesquisa científica identifica as 25 espécies mais vulneráveis.
Em «Primatas em Perigo: Os 25 Primatas Mais Ameaçados, 2008-2010», uma equipa de 85 especialistas de todo o mundo elencou os animais que correm maior risco de extinção, considerando necessária a adopção de medidas urgentes para a conservação dos primatas. 
Ásia é onde mais espécies em risco
O top dos continentes com mais espécies em perigo de extinção é liderado pela Ásia, com cerca de 11, seguida pela África, com seis, e pela América Central e do Sul, com três espécies em vias de extinção.
Nas espécies em risco no continente africano, destaca-se o caso dos primatas de Madagáscar, onde cinco das seis espécies em perigo, habita na ilha.
De todos os primatas em risco, o langur-de-cabeça-dourada é o que merece mais atenção por parte dos especialistas. Apenas restam 60 a 70 primatas da espécie, que só podem ser encontrados numa ilha na costa nordeste do Vietname.

                                  O Mundo dos Macacos e Gorilas:


Trabalho realizado por: 
Rodrigo Gomes


Sem comentários: