terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Os pirinéus

A Península Ibérica fica situada no sudoeste da Europa. É formada pelos territórios de Gibraltar (cuja soberania pertence ao Reino Unido), Portugal, Espanha, Andorra e uma muito pequena fração do território da França nas vertentes ocidentais e norte dos Pirenéus, até ao local onde o istmo está situado[1]. É a mais ocidental das três grandes penínsulas do sul da Europa, sendo as outras a Península Itálica e a Península Balcânica. Em área é a segunda maior península da Europa, apenas ultrapassada pela Península Escandinava, tendo uma área de cerca de 580 000 km². Formando quase um trapézio, a Península liga-se ao resto do continente europeu pelo istmo constituído pela cordilheira dos Pirenéus, sendo rodeada a norte, oeste e parte do sul pelo oceano Atlântico, e a restante costa sul e leste pelo mar Mediterrâneo. Os seus pontos extremos são a ocidente o Cabo da Roca, a oriente oCabo de Creus, a sul a Ponta de Tarifa e a norte a Estaca de Bares.
Com uma altitude média bastante elevada, apresenta predomínio de planaltos rodeados por cadeias de montanhas, e que são atravessados pelos principais rios. Os mais importantes são o rio Tejo, o rio Douro, o rio Guadiana e o rio Guadalquivir, que desaguam no oceano Atlântico, e o rio Ebro, que, por sua vez, desagua no mar Mediterrâneo.
As elevações mais importantes são a Cordilheira Cantábrica, no norte; o Sistema Penibético (serra Nevada) e o Sistema Bético (serra Morena), no sul; e ainda a Cordilheira Central (serra de Guadarrama), de que a serra da Estrela é o prolongamento ocidental. Densamente povoada no litoral, a Península Ibérica tem fraca densidade populacional nas regiões interiores. Excepção a esta regra é a região de Madrid, densamente povoada.                      

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pen%C3%ADnsula_Ib%C3%A9rica


                                                                    Nuno Carmo

Sem comentários: