sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

D. Afonso Henriques (1109-1185)



D. Afonso Henriques terá (ou talvez não ) nascido em 1109, esta é uma das questões que permanecem por resolver: a data e o local do seu nascimento, são desconhecidos. Faleceu a 6 de Dezembro de 1185.
Foi o primeiro rei de Portugal.
Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1143, Afonso Henriques e o rei Afonso VII de Leão e Castela, seu primo, encontram-se em Zamora, com o fim de encontrarem uma solução para o conflito que existia entre os dois. Afonso Henriques contou com a preciosa colaboração, a favor da sua causa, do arcebispo de Braga, D. João Peculiar, foi ele que tratou dos assuntos preliminares que viriam a ser discutidos. O encontro contou com o testemunho do cardeal Guido de Vico.
Afonso VII, no Tratado de Zamora, reconheceu a independência do Condado Portucalense, que passa a ser reino e D. Afonso Henriques o rei do Reino então criado, mas não reconhece plena soberania, visto que continua a haver um vínculo de sujeição para com D. Afonso VII. D. Afonso Henriques mantém-se vassalo de D. Afonso VII, porque este acumula com o título de rei de Leão e Castela, o título de Imperador de toda a Espanha (Hispânia) e por isso, todos os reis dos reinos existentes na Península Ibérica lhe deviam vassalagem. Parece, contudo, que D. Afonso Henriques nunca se prestou a submeter-se a tal obrigação.
Depois de assinado o Tratado de Zamora, D. Afonso Henriques, consciente das suas forças e das ameaças a que estava sujeito, concentrou os seus esforços em negociações junto da Santa Sé, visando alcançar a plena autonomia da Igreja portuguesa e o reconhecimento do seu reino. Fez importantes doações à Igreja e fundou diversos conventos e mosteiros.
Além disso prosseguiu com o esforço da reconquista de território aos mouros:
Em 1135 inicia reconquista de Leiria, (seria terminada em 1145); Santarém em 1146-1147. A conquista de Lisboa foi longa e difícil, durou cerca de sete anos, desde 1140 a 1147 e contou com a ajuda dos cruzados, que iam para a Terra Santa. Lisboa foi cercada e os seus residentes sujeitos a condições muito difíceis, mas por fim os sitiantes venceram. Almada e Palmela foram também reconquistadas em 1147. E muitas outras localidades, várias delas no Alentejo, mas que mais tarde voltaram a ser perdidas para os mouros.
Mas só em 1179, pela "Bula Manifestis Probatum", o Papa Alexandre III reconhece Portugal como Reino independente e vassalo da Igreja. D. Afonso Henriques é aceite como rei de Portugal.



http://machucho.blogs.sapo.pt/10872.html

                                              
                                                                                                   Trabalho realizado:                                                                    
                                                                                                   Margarida Machado
                                                                                                   Letícia Morais

Sem comentários: