terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tavira



Tavira é o terceiro maior concelho do Algarve. Cobre uma área de 611 km² e é constituído por nove freguesias: Cabanas, Cachopo, Conceição, Luz de Tavira, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Santo Estêvão, Santa Luzia, Santa Maria e Santiago , com um total de 110 aldeias, vilas e montes. O recenseamento de 2001 indica que o concelho tem um total de 24.678 habitantes , a maioria concentrando-se nas zonas mais urbanas, próximas do litoral. Freguesias do interior, como Cachopo têm vindo a ser terrivelmente afectadas pela migração de jovens e das suas famílias para o litoral em busca de melhores condições de vida e a população tem vindo a envelhecer significativamente, mantendo tradições de outros tempos, como a agricultura, a apicultura, pecuária, produção de cortiça e apanha do linho. Contudo, as zonas do interior são belíssimas do ponto de vista natural, com os seus intermináveis trilhos e percursos pedestres e imagens da natureza. A cidade de Tavira é uma das mais belas do Algarve, com os seus invulgares telhados de quatro águas, edifícios históricos e monumentos. Dispõe de vários pequenos museus e sítios arqueológicos , e orgulha-se de ser o centro da cultura, recebendo todo o tipo de eventos e exposições durante todo o ano.
Há muitos anos atrás, Tavira era um importante porto onde se comercializavam os mais diversos produtos e de onde se exportava peixe salgado, frutos secos (figos e amêndoas), sal e vinho, abastecendo portos em Itália e Flandres, bem como da costa africana. Porém, hoje já não é mais acessível por barco, devido ao assoreamento do rio Gilão.
Curiosamente, em Tavira existem mais locais de culto do que em qualquer outra cidade do Algarve. A Igreja do Carmo, a leste do rio é a mais ornamentada. O seu interior é um bom exemplo do estilo barroco. Mas se quiser alienar-se de tudo o que tenha a ver com arquitectura, na Praça da República apanhe a Rua José Pires Padinha, que passa junto da zona ribeirinha e do mercado. É um longo caminho, passando pelos cascos dos navios e as salinas, até chegar a um cais onde pode dar uma pequena volta de barco pelas praias tranquilas da Ilha de Tavira.

Sara Martins
 In: http://www.algarve123.com/pt/O_Algarve/0814/Tavira



Sem comentários: