terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O cavalo castanhito

Camas para cavalos
Na revista e artigos na net que tivemos oportunidade de ler até este momento, descreve diversos tipos de cama para os cavalos
 Numa baia ou boxe, é essencial que o cavalo disponha de uma cama quente e limpa. Para que forneça conforto e isolamento e impeça que os seus cascos se deformem por estar muito tempo numa superfície dura no caso se estiver sem ferraduras.
Na escolha do material, o factor mais importante é o conforto e a segurança do animal. As outras considerações, como o custo, limpeza do cavalo e do material da cama devem ser vistas como secundárias
 A baia ou boxe é o local usado para abrigar o cavalo. Serve-lhe como abrigo contra o frio, ventos e calor excessivo, além de servir-lhe como local para descanso.
A palha é o resíduo da lavoura após a colheita dos grãos - palha de trigo, de aveia, de milho, etc.
O bom feno é esverdeado, mais macio, nutritivo e bastante apreciado pelos cavalos.
A palha é amarelada, dura, e tem pouco valor nutritivo, embora seja comida pela maior parte dos animais, especialmente por aqueles que recebem pouco feno.
Nas regiões do mundo onde há grande produção de trigo ou de centeio. Com a palha fazem-se  as camas mais comuns dos cavalos, sendo inclusive mais barata do que a serragem.
Existem cavalos alérgicos à palha, bem como aqueles com tendência à obesidade, ou cuja ingestão
 deva ser limitada por um motivo ou outro, e que por essas razões não devem ficar em camas de palha.
 
Mario Boshnakov
e
Pedro Germano

Sem comentários: