terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O 25 de Abril contado às crianças

Todos os anos têm um mes de Abril e todos os mes de Abril têm um dia 25. Porém, o dia 25 de Abril de 1947 foi um dia espesial para os portugueses . Purquê? Porque o Pais e os seus habitantes voltaram a vivere em liberdade, depois de quase cinquenta anos de tristeza e de silensio.
Eu tenho a certeza que enm casa ou na escola ja te falaram do 25 de Abril, mas não sei o que te disseram sobre o seu significado e a sua importancia para a vida de Portugal . É por isso que vou contar-te esta historia. Uma historia pessoal comtodos as historias, mas que envolve muito do que é a minha memoria sobre esse dia e sobre tudo aquilo a que ele veio pôr fim.
O dia 25 de Abril de 1974 vale por si mesmo, ou seja , por aquilo que aconteceu naesas vinte e quatro horas históricas . Mas vale, principalmente, por aquilo aom que acabou e por aquilo a que deu inicio.
Portugal viveu três importantes mudanças politicas no século xx: a de 5 de Outubro de 1910, que  derrubou a monarquia, a de 28 de Março de 1926 que derrubou a ditadura e conduziu de novo o Pais aos caminhos da liberdade e da demonarquia.
A revoloçao de 5 de Outubro e a de 25 de Abril foram feitas em nome da liberdade e dos mais poderosos e só teve apoio popular acabou com anos de instabilidade politica e sosial.
As pessoas, em  todo o Pais, estavam  cansadas de constantes mudanças de governo, de ataques violentes de uns politicos contar os outros nas paeginas dos jornais e de costantes tiritorios e prisoes.
Em parte aceitaram a ditadura militar emnome da paz que desejavam.
E tinham esse direito.
O 25 de Abril de 1974 teve uma dimenasão e uma projecção nacional e internacional muito maiores, não só porque fez a promessa de acabar com as guerras que havia em África, nos teritorios que ainda pretenciam a Portuga, mas também porque nessa altura já havia telivisão, e a telivisão encarregou-se
de espalhare essa imagem pelo mundo.

 
Mario Boshnakov
Pedro Germano

Sem comentários: