sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tavira na época árabe

 Origens de Tavira
1-Origem da povoação
Desconhecem-se, ainda hoje, as origens de Tavira. É evidente que, de qualquer maneira, deve ter existidos no local onde hoje é Tavira, desde tempos remotos, uma povoação.
Na época romana, essa povoação deve ter estado em ligação íntima com a mão muito longínqua cidade de Balsa. De  é verdade qua a ponte sobre o rio Séqua é romana, estamos a crer que na altura em que a ponte foi contruida, já devia existir a povoação em que mais tarde se chamaria Tavira. Com  efeito, não fazia muito sentido que se fosse construir uma ponte em local ermo, sem defesa. Tudo índica que a povoação é anterior à ponte. Também podemos admitir o contrário: a povoação nasceu para servir a ponte, mas , esta hipótese tem por si muito pouca probalidade. De qualquer maneira, a ponte de Tavira já existia na época árabe. Na Crónica da conquista do Algarve fala-se dela quando se diz que os cavaleiros de Cacela que foram ás Antas caçar, passaram sobre a ponte e atravessaram a praça da cidade com grande escândalo dos Mouros.
Os Árabes não foram grandes construtores de pontes. Dum modo geral, aproveitaram pontes romanas que foram reparado e restaurado. Se os arqueológos dizem que a ponte de Tavira é de origem romana, não temos nada de especial a opor a essa edeia.
2- Origem do nome de Tavira
Também desconhecemos qual a origem do nome de Tavira. Na sua forma de mais remota antiguidade ele apareceu-nos sob a grafia de: Tabîra. Poderíamos relacionar este termo com o termo árabe "tabar" (hacha) ou com o termo tâbur pl. tawâbîr (batalhão). Na palestina dois topónimos parecem ter raiz semelhante "Tabor" (Monte) e "Tibeíades". Todavia, não vemos como tais relações se poderiam estabelecer ou manter e dar-nos um significado aceitáve. Os dicionários árabes não nos esclareceram sobre este ponto.
Também poderíamos admitir qua a palavra não fosse de origem árabe, mas sim de origem berbere.
Com efeito, há muitos nomes de lugares berberes começados por "ta": Taza,Tarudante, Tafilalete, etc.
Entre nós, temos o topónimo Tomar que alguns já queseram que fosse de origem berbere. Perante tantas dúvidas e incertezas temos o nome tal como se nos dá. Na Crónica da Conquista do Algarve a palavra Tavira aparece-nos grafada Tavilla. Tratar-se-á de alguma forma latina ou romance que que houvesse sido adaptada ao árabe e depois ressuscitada? Ou não será antes uma interpretação portuguesa de um termo árabe?
O nome de Tavira continua envolto em mistério e não vemos mem como nem quando ele poderá serv esclarecido, já que há tanto tempo resiste ás investidas de filólogos e investigadores de história.

3- As mais remotas refências a Tavira
Se as origens da povoação de Tavira e o nome de Tavira levantam, para nós, problemas quase insolúveis, não se dá o mesmo com as mais remotas refêrencias a Tavira. As mais remotas refêrencias a Tavira são as que encotramos nos autores árabes Idrîcî, Iâqût e Ibn Çâhib al-Çalâ. Todos eles são autores do século XII.
Idrîcî chama Tavira aldeia. Fala dela quando inicia a sua discrição do Algarve. O texto de Idrîcî diz, depois de referir a Cacela: "dai até a aldeia (alcaria) de Tavira, na orla do mar, são 14milhas"
No século XIII, todos os autores lhe chamam cidade: madîna. Assim procedem Abd al-Wâhid Al-Marrâcuxî, Ibn Saîd Al-dakhîra al-saniá, crónica anónima dos Marinidas.
Abd al-Wâhid al-Marrâcuxî fala de Tavira quando descreve a região ocidental da Península. Diz: "de Sevilha à cidade de Silves que está na orla do grande oceano, são cinco jornadas. Pelo caminho aparecem pequenas cidades como a de Niebela, a fortaleza de Mértola, a cidade de Tavira, a de Loulé e a conhecida por Santa Maria do Ocidente"
Ibn Saîd al-Maghribî exprima-se assim, depois de falar do Guadiana: mais além fica a cidade de Tavira, a 23 milhas da foz do rio Guadiana" Na  al-dakhîra al-saniá lemos "nesse ano (645h/1247c.) deu Ibn Mahfûz aos cristãos, a cidade de Tavira, Loulé, Silves, Wajâz, Al-Khazâna, Marsûxa, Batina e Al-Hura"
No século XV, o notável geógrafico al-Himiarî, no seu Kibâb al-rawd, não sabr destinguir entre Tavira e Talavera e chega  a admitir que aquele termo seja uma variante ortográfica desde (IBN ABD AL-MUNIM AL-HIMIARÎ,1958:150).
A crónica da conquista do Algarve Galvão chama a Tavira "villa", mas noutro ponto diz que é uma vila muralhada, era, praticamente, uma cidade. 

" Tavira Território e Poder"
Museu Nacional de Arqueologia 



     
Trabalho realizado por:
João Matias
Ricardo Duarte 
Rodrigo Gomes


Sem comentários: