terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O crescer das árvores



As árvores morrem?
Como os outros seres vivos, as árvores nascem, morrem, sim. Esse processo pode levar décadas ou mais de mil anos, dependendo espécie.
Afinal, o que é uma árvore?
É uma planta com tronco de madeira, formada por raiz, caule, galhos e folhas.
Sabias que:
As primeiras árvores do mundo surgiram há 390 milhões de anos, antes dos dinossauros O tempo de vida varia entre as espécies? O pessegueiro vive cerca de 30 anos e a sequóia passa dos 3 mil anos de idade!
Ciclo de vida de uma árvore: nasceu!
Tudo começa quando a semente do fruto de uma árvore cai no chão. Dentro está o embrião* da planta, que se alimenta de nutrientes da semente e recebe água do solo, até romper a casca e virar uma pequena árvore.
Ciclo de vida uma árvore: uma criança
Nos primeiros meses, a árvore já consegue tudo o que precisa: água e sais minerais entram pela raiz e chegam ás folhas para a fotossíntese (processo que, com a luz solar, o que veio do solo e o gás carbónico do ar, gera energia para a planta).
Ciclo de vida de uma árvore: crescimento para lado
Da árvore só se vê parte de cima, mas, quando é jovem, a árvore cresce também para baixo. O aumento acontece pela multiplicação de células* nas pontas dos galhos e das raízes. Além disso, a planta cresce para os lados com o desenvolvimento das células do tronco.
                                                         


Trabalho realizado por:
Rodrigo Gomes







Sem comentários: