sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O lince ibérico

É um animal solitário e territorial, chegando o "seu" território a atingir 2.000 hectares.
O Lince Ibérico possui uma pelagem muito mais manchada do que o resto das espécies de linces. O Lince Ibérico é muito mais pequeno do que o Lince Eurasiático. Esta raça costuma pesar cerca de 12 – 13 kg no caso dos machos e entre 9 – 10 kg no caso das fêmeas, que são um pouco mais pequenas.

A altura do Lince Ibérico macho alcança cerca de um metro de altura enquanto que a fêmea geralmente chega aos 90 cm. A cauda do Lince Ibérico mede de 12 a 13 cm em ambos os sexos.

O Lince Ibérico é um caçador que usa a sua visão e audição excepcional para capturar as suas presas. As presas destes felinos são lebres e coelhos principalmente, apesar de também roedores, veados jovens e inclusive pássaros. Esta espécie é de costumes nocturnos e são solitários; e são activos tanto no Inverno como no Verão.

São parecidos com o Lince Eurasiático e a provável convivência de ambas as espécies nos Pirenéus no passado surpreendem os cientistas. Pode ser inclusive que o Lince Ibérico seja uma subespécie do Lince Eurasiático. O que é certo é que ambos têm um antepassado comum que não partilham com o resto das espécies de linces.

O habitat destes linces são as florestas e os matos das zonas montanhosas e a selva do Coto de Doñana, no sudoeste de Espanha. Durante muito tempo, os cientistas estudaram se haviam linces nos Pirenéus. Parece que um número reduzido deles conseguiu sobreviver. E é que, por desgraça, o Lince Ibérico está num sério perigo de extinção. O número de indivíduos destas espécie de linces é muito menor que o do resto das espécies de linces. Mas é que o seu número também é menor que muitas outras espécies de mamíferos.
Lince Ibéricohttp://felinos.mundoentrepatas.com/lince-iberico.htm



                                  Trabalho realizado: Margarida Machado

Sem comentários: